Durante a viagem, no ônibus, enquanto passava o tempo, nós comíamos, ouvíamos músicas e admirávamos as paisagens.
Ao chegarmos na fazenda Tozan, eles ofereceram café
produzido no local, suco de uva, bolacha e água, antes da explicações dos monitores e o passeio pelos lugares da fazenda.
![]() |
Senzala da fazenda Tozan. |
O passeio e explicações da fazenda foi muito interessantes visitamos, uma antiga senzala, vimos onde se plantava o fruto do café, vimos o mirante, que era o lugar mais alto da fazenda. Voltamos ao ônibus e fomos até a lojinha da fazenda, onde compramos o café produzido lá. Então, fomos até a igreja, nossa última parada na fazenda.
Depois, fomos até Lenha no Fogão, um restaurante de Campinas (onde tinha batatas de tudo quanto é tipo: batata doce, batata frita, batata assada...).
![]() |
Estatueta de Zumbi dos Palmares. Foto tirada por Gustavo. |
Então, partimos para Fazenda Roseira. Chegando lá, fomos recebidos pelos instrutores da casa, que falaram sobre a história da fazenda e de como ela foi diminuindo, até os descendentes dos antigos escravos terem que lutar contra a destruição da casa que sobrou. Descemos até a uma casinha, onde tinha um mini "museu" sobre Zumbi de Palmares, logo em seguida, eles falaram da vegetação e de algumas plantas nativas da Africa e de outros lugares, que vieram trazidos nos cabelos de alguns negros escravizados (eles deixaram bem claros que eram escravizados e não escravos). Nós fomos até uma casa, onde ficavam todas as comunidades de Jongo do Brasil. Depois, aprendemos a jogar mankala, um jogo que os escravizados jogavam, para ensinar os mais novos a dividir. Então, aprendemos a tocar algumas músicas nos tambores. E, então fomos comer bolo, pão com carne e pipoca, e beber suco, passando o lanche de mão em mão até chegar ao último antes de comermos, para aprendermos a compartilhar. Jogamos Jongo e voltamos até o ônibus, para retornar a São Paulo.
Quando chegamos a São Paulo, saímos do ônibus e alguns pais ajudaram os professores a descarregar o ônibus e então fomos embora.
![]() |
Casa de cultura Fazenda Roseira.
Roda de Congo.
Foto tirada pelo Gustavo.
|
Ana Julia Martins da Silva
Henrique Pacheco Januário
Mikael da Mota Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário