Percurso de Escuna
O percurso de escuna que fizemos na segunda saída fizemos para conhecer um pouco mais sobre o Porto de Santos.
O Porto de Santos foi construído para levar os produtos que o Brasil produz para exportação,que na época era o café o principal produto.O café era trazido do interior pelos trens,que eram descarregados e colocado no navio para levar para exportação,os principais destinos eram a Europa e Estados Unidos,que na época consumiam muito café.
Desde daquela época o Porto de santos era e ainda é o principal porto do Brasil,dele saí entre vários produtos,os principais são; Soja,Milho e Laranja.
Durante o passeio foi possível observar como o porto de Santos era grande e importante para exportação pois,tinha uma grande quantidades de containers,que são grandes caixas para guardar os produtos e armazenar.
Os containers eram colocados nos navios que eram grandes e enormes mas eram considerados de pequeno e médio porte (Não conseguimos ver uma embarcação de grande porte),eles eram colocados em esteiras por rebocadores que eram tipos guindastes e da esteiras iam para os navios,que eram bem grandes com bastante espaços para os containers.
Os navios de médio porte podem carregar entre 3000 a 4000 containers e os navios de grandes portes carregam até 14.000 containers,antigamente os navios eram feitos de madeira e eram movido as velas assim,não tinham espaço para carregar essas quantidades.
Para saber mais ou também quiser fazer o passeio:http://www.passeiodeescuna.com/
(Foto tirada de dentro da escuna)
Mikael Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário