A estação de trem Anhumas é feita com arquitetura antiga. O prédio é feito de tijolos, comprido,
pintado de amarelo, portas de madeira, janelas quebradas e pinturas desgastadas. Na área interna do prédio da estação tem portas de vidro e madeira, chão de ladrilho com mosaico, vimos também uma maquete de sua construção e nela tinha um trenzinho que andava. Na área do pátio ferroviário tem vários trens, banquinhos de madeira, trilho de ferro e quase não da para ver a bitola.
A estação Anhumas está localizada na cidade de Campinas,São Paulo em uma área rural pouco habitada.
Ela foi construída em 1872, demolida e reconstruída em 1926, foi feita para transportar café e pessoas para o porto de Santos. Um homem chamado Pedro Américo doou parte de suas terras para que o trem passasse no meio dela.
Muito antes da estação ser construída, o local servia para pouso de inverno de uma ave chamada Anhumas (um ave pantaneira). Depois que foi construída, servia para transportar o café cultivado em campinas e vale do Paraíba até o porto de Santos.
Hoje em dia, a estação é conservada pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviário), a estação Anhumas recebeu esse nome por estar localizada perto do Ribeirão Anhumas.
É utilizada para turismo com os monitores especialmente treinados que explicam seu funcionamento e já serviu para filmagem de novelas e filmes de época (tanto nacionais como internacionais).
Visite o site da estação anhumas aqui!
Para conhecer o trem um pouquinho mais, leia esse outro textinho clicando aqui
(Imagem da Maria Fumaça)
Para conhecer o trem um pouquinho mais, leia esse outro textinho clicando aqui
(Imagem da Maria Fumaça)
Joana Haase e Gustavo Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário