Paranapiacaba
Nós visitamos duas vilas de Paranapiacaba, uma chamada de Vila Velha e outra chamada de Vila Martin Smith. Essas vilas só existem por causa da ferrovia que foi construída ali em 1867 chamada Ferrovia Sao Paulo Railway. A parte Baixa que é a Martin Smith foi construída principalmente para abrigar os trabalhadores da ferrovia.
Visitamos primeiro a chamada Parte Alta (Vila Velha). A maioria das casas não estavam bem conservadas mas algumas estavam ate pintadas. Uma das casas era bem interessante porque tinha como uma garagem camuflada ( essa era uma das mais conservadas). Mesmo que a não seja tao bonitinha a vista da ferrovia que temos ao chegar perto da passarela (local de passagem de uma vila para a outra, essa passarela passa por cima da ferrovia) é linda. a calcada é de paralelepípedo e não parece ter sido planejada porque em alguns pontos ela fica mais estreita que outros.
Passamos pela passarela para chegar até a chamada Parte Baixa (Vila Martin Smith). Lá era bem diferente, as casas eram bem mais conservadas era difícil encontrar uma que não fosse bonita. Conseguimos ver que a vila foi planejada por sua organizacao tanto na composição de casas quanto nas ruas. Andamos mais um pouco na Parte Baixa, fomos ao Museu do Castelinho (saiba mais sobre esse museu aqui) e almoçamos em um restaurante muito gostoso. Depois fomos em uma trilha camada Trilha do Olho d'água. Essa trilha é muito bonita, calma e logo na entrada tem como uma ''cachoeirinha'' com água potável onde nos enchemos nossas garrafinhas. Logo depois que já havíamos andado uns 15 minutos o moco da vila que nos acompanhava pediu que nós fechássemos os olhos e prestássemos atenção nos sons. Aquilo foi muito legal e interessante porque podíamos ouvir vários sons diferentes da mata e dos animais.
(Passarela que liga a Vila velha e a
Vila Martin Smith)
Joana Haase
Gustavo Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário