Produção de café-Fazenda Tozan
Na fazenda Tozan vimos o plantio de café e entendemos como funciona do plantio até a exportação.
O primeiro passo que é o plantio que é feito da seguinte forma: a um palmo de profundidade do solo é colocado duas sementes de café em um saco plastico,nela a semente menor é cortada ao meio e a maior permanece.
Depois da semente crescer e se tornar um pé de café ele é colhido e caí em um pano que fica embaixo do pé de café,ainda com galhos e folhas ele pode ser feito manualmente ou por máquinas próprias para a colheita.
O processo de abanação(foto) é o passo seguinte depois da colheita e serve para separar o café dos galhos e folhas,ele pode ser feito a mão ou com máquinas,quando o processo é feito manualmente, tudo é colocado na peneira e é jogado para o alto,conseguindo separar os galhos e folhas ou pode ser feito por ventilação forçada(mecanizado) ,que é parecido com o manualmente, só que é feito com ventiladores e pentes.
Logo em seguida o café passa por um despolpador para separar o fruto da polpa,depois os grãos de café são colocados em uma piscina para separar os que boiam,que vão ser os considerados de qualidade e os que não boiaram.Os que boiarem vão para um terreiro,onde ficam secando por 3 a 4 dias e ainda assim passam por um secador mecânico, o café após de ter passado pelo secador mecânico eles vão para a tulha onde são armazenados e ficam descansando.
No final de tudo isso, o café passa pelo beneficiamento,esse processo é simples mas muito importante para que o café que vai ser exportado seja de qualidade,nele uma limpeza acontece para tirar todas impurezas que ainda estão nos produtos,depois eles tiram as cascas e são classificados por tamanho em que,os maiores são considerados os de qualidades e os menores de baixa qualidade.
O café na região era chamado de ouro verde pois,ele saí da fazenda verde pois ainda não foi tostado e moído,ou seja,ele não saí da fazenda preto e marrom como vemos nas embalagens de café,a fazenda Tozan exporta o seu café ao Japão,que é a ultima etapa de todo o processo em que se passa o café na fazenda.
Mikael Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário